Tabapuã TJG

Tendo como objetivo principal a produção de matrizes e reprodutores PO criados e recriados a pasto, o TJG optou-se por adotar o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores Zebu) PMGZ/ABCZ para orientação dos rumos da seleção, trazendo rapidez aos trabalhos e segurança nos resultados. Além disso, o criatório TJG conta com a consultoria e assessoria de veterinários, zootecnistas e agrônomos especializados nas áreas de sanidade, nutrição, reprodução, melhoramento genético, manejo e adubação de pastagens e gestão da empresa agropecuária.

Com mais de 500 matrizes PO em atividade em estação de monta de 120 dias (dezembro a março) e utilizando as mais modernas técnicas e ferramentas de reprodução e produção, o criatório TJG preza pela eficiência, qualidade no cuidado com as crias e coleta de dados, desde o nascimento quando os bezerros são tratados (cura de umbigo) e são pesados. No mês subsequente ao nascimento (40 a 60 dias) passam por auditoria quanto às comunicações de nascimento (CDN) também possuem o mês e ano de nascimento marcados a fogo na paleta esquerda e o numero do pai na paleta direita, e são avaliações fenotipicamente para definição do próximo acasalamento.

A partir dai, machos e fêmeas são pesados trimestralmente (CDP – Controle de Desenvolvimento Ponderal) até concluírem o PC 550 (Peso Calculado aos 550 dias) e recebem os cuidados sanitários necessários até a desmama.

No mês que completam 7 meses todos os animais são desmamados e são coletados pesos (M e F) , CE (M) e todos são reavaliados fenotipicamente. Nesta fase eliminam-se animais desclassificados e fora do padrão de qualidade TJG.
A partir dai, em lotes de manejo, os machos passam a ser avaliados em 3 PGPs (Provas de Ganho de Peso) a pasto, realizadas na própria fazenda, todas oficializadas e realizadas pela ABCZ e as fêmeas continuam a ser pesadas trimestralmente até completarem o PC 550, como explicado anteriormente.

No final da 1ª e 2ª PGP, todos os animais (M e F) são avaliados por Ultrassonografia de Carcaça e estes dados compõem o índice final das PGPs que ficam da seguinte forma:

IPGP = 25% IGMD + 25% IPC + 20% IAV + 10% IPE + 10% AOL + 10% EGS

Os machos classificados como Elite e Superior ao final das PGPs e com andrológico superior, fazem o repasse nas matrizes comerciais (Tabapuã x Nelore) em Estação de Monta invertida (1º de maio a 30 de agosto), período onde se trabalha com integração lavoura pecuária.

 As fêmeas, também recriadas a pasto, após os resultados e ranqueamento da Ultrassonografia de Carcaça, são reavaliadas (sobreano) e apartadas para reposição (20% do numero de matrizes ativas) e as demais seguem para reprodução aos 18 meses com 350 Kg em média e as prenhes são disponibilizadas para comercio seja no leilão TAB G4 (Novembro) ou na própria fazenda.

A partir da estação de Monta 2017/2018 o TJG passará a desafiar novilhas aos 13/15 meses (precocinhas).

Nossa equipe não mede esforços para cada vez mais manter o Tabapuã TJG na vanguarda da pecuária de corte zebuína, sempre usando as melhores ferramentas de trabalho e se  atualizando com as tendências do mercado, e com isto agregar fertilidade, precocidade e rendimento de carcaça aos rebanhos de nossos clientes, incrementando lucro a atividade.

Fazenda Porto Seguro Nova Granada - SP - Brasil
+55 (16) 3623 6224 | +55 (16) 99710 1415 | +55 (17) 3042 1592 portoseguro@tabapuatjg.com.br
Responsável Técnico
Fernando Garcia de Carvalho
(Fernando Bigode)
© 2024. Tabapuã TJG. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por It.Marketing Digital